6 coisas que você não pode deixar de fazer no seu caminhão

Quem trabalha com transporte de carga sabe o quanto é importante manter os veículos da frota em ótimas condições. Assim, é possível evitar qualquer perda de tempo, aumentar a produtividade do veículo e a rentabilidade do negócio e, claro, oferecer um serviço de mais qualidade ao cliente final.

Para isso, é necessário muito cuidado e atenção para manter o bom desempenho do caminhão. Continue a leitura e conheça 6 passos que vão te ajudar a cuidar melhor do seu veículo e, claro, melhorar seu desempenho!

1 Manutenção preventiva

Você já viu que é preciso muitos cuidados para melhorar o desempenho do caminhão, certo? Por isso, uma forma de evitar estresse e preocupações é realizar a manutenção preventiva. Isso porque ela permite um planejamento melhor dos serviços, tornando possível prevenir e evitar futuros problemas, uma vez que com a revisão frequente da parte mecânica e elétrica, troca de óleo e demais componentes, é possível minimizar as chances de falhas mecânicas e elétricas, por exemplo.

2 Uso de peças e serviços originais

A frase “o barato sai caro” pode ser aplicada no momento de realizar uma manutenção, pois nem sempre utilizar peças ou serviços paralelos significa trazer mais economia para seu negócio.

Por exemplo, por ser uma cópia da peça original, o caminhão está sujeito a maior desgaste por conta dos erros que podem ser gerados pela peça paralela. Provocando mau funcionamento e prejudicando a performance dos outros componentes do veículo como um todo. As peças originais podem até custar um pouco mais caro no momento da compra, mas elas geram muito mais economia a longo prazo, pois possuem maior durabilidade e desempenho, por conta da qualidade dos materiais utilizados na fabricação e pelos testes de funcionamento e rentabilidade, realizados pela fabricante antes mesmo de saírem para a venda.

O mesmo vale para a realização dos serviços: ao optar por levar o veículo na concessionária, você garante que ele seja cuidado por quem mais entende suas necessidades: a própria montadora! Isso porque os técnicos das concessionárias são treinados para realizar o serviço da maneira mais adequada e ágil possível, garantindo, assim, melhor qualidade e preservando o desempenho do veículo.

3 Cuidar bem dos pneus

A correta calibragem dos pneus influencia muito no desempenho do caminhão. Pneus murchos pedem mais esforço do motor para atingir as velocidades mais altas, aumentando o consumo.

Preste atenção na hora de verificar a pressão adequada dos pneus, ou seja, a recomendada pela montadora do cavalo mecânico e implemento. Não se esqueça de pensar na carga que está transportando, pois em casos de maiores pesos, a pressão deve ser aumentada. Para saber se o pneu está calibrado adequadamente, não use marreta! É mais seguro e indicado conectar o pneu ao calibrador automático, que fornece a pressão correta.

4 Manter o tanque cheio

Abastecer o caminhão já virou rotina para todos os motoristas de transporte de carga. Isso acontece, pois nunca é garantido que se encontre um posto no meio da estrada, aumentando o risco de parar no meio do caminho por falta de combustível.

Mas, este não é o único problema ao qual se está sujeito ao rodar com o tanque vazio! A sujeira também é e precisa ser evitada. Você já deve imaginar que o diesel brasileiro possui uma grande quantidade de impurezas em sua composição, certo? Agora, pense: se seu tanque estiver quase vazio, aumenta a chance dessas impurezas passarem pelo filtro de combustível e causarem o entupimento dos bicos injetores.

5 Conectá-lo

A conectividade é essencial em sua gestão da frota. Com ela, você pode se beneficiar de diversas funcionalidades, através dos serviços conectados. As concessionárias podem oferecer esses serviços que permitem acompanhar  diversas informações da sua operação em tempo real.

Com isso, também é possível acompanhar a performance dos veículos, o uso dos freios, pneus e demais componentes e também os hábitos de condução dos motoristas. Assim, você sabe qual veículo está performando bem e qual precisa de uma atenção extra. Além de poder oferecer treinamento aos motoristas para que suas técnicas de condução sejam aprimoradas.

6 Mantê-lo sempre limpo

Limpeza é algo que não se trata apenas de estética, que deixa o caminhão mais apresentável e em boas condições higiênicas para uso. É uma exigência para qualquer negócio. A limpeza de caminhões é uma tarefa indispensável para aumentar a vida útil desses veículos. Como têm uma área de superfície maior do que os carros, é comum os caminhões acumularem bastante sujeira no decorrer dos percursos. Por isso é ideal realizar uma limpeza sempre que necessário.

Sabemos que para rodar todos os dias pelas estradas é importante estar sempre em dia quando o assunto é cuidados com caminhão. Se você tomar medidas que melhorem o funcionamento do veículo, a rentabilidade e lucratividade irão aumentar.

Fonte: transporteeconomico

Compartilhe :