Dica de caminhoneiro: como cuidar melhor da saúde na estrada?

Motorista está sempre pensando em manutenção, mas raramente é na manutenção do próprio corpo. Manter a saúde em dia e o corpo saudável é essencial para que você trabalhe mais e melhor, aumentando seu rendimento e a segurança das viagens.

Que tal algumas dicas simples para você se cuidar melhor entre um frete e outro?

Durma

Assim como o caminhão, seu corpo também precisa “desligar e esfriar” de vez em quando. Nesse caso, o ideal é todos os dias, de 6h a 8h de sono. Assim você consegue descansar e reabastecer as energias para mais um longo dia de trabalho. Lembre-se: um motorista sonolento coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Alongue os músculos

A principal atividade para evitar lesões e dores nos músculos é fazer alongamento periodicamente. Assim você evita inflamações e rigidez dos músculos afetados pelos movimentos repetitivos e tensão causada pela concentração nas estradas.

Não basta comer muito, é preciso comer bem.

É importante “abastecer” o corpo com combustível de qualidade. Portanto tenha uma alimentação saudável e equilibrada, evitando frituras e alimentos muito gordurosos. Lembre-se de fazer todas as refeições do dia e consumir frutas e lanches nos intervalos.

Fique atento à sua postura

Posições que parecem confortáveis podem ser uma armadilha para o seu corpo. Mantenha sempre a coluna ereta e as pernas apoiadas no chão, em um ângulo próximo de 90º. Isso evita que você tenha diagnósticos como escoliose e hiperlordose lombar.

Não se esqueça do protetor solar. Ele é muito importante.

Usar protetor solar nos braços e rosto é imprescindível para diminuir os danos dos raios UVA e UVB na pele, que podem causar envelhecimento precoce, rugas, manchas e até câncer de pele.



Posts Recentes


Galeria